sexta-feira, 27 de junho de 2008

A Eja na SI

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) já existe no bairro há muito tempo. Funcionava na Escola Adotiva.
Este ano resolveu se transferir para a Escola Anísio Teixeira. Um dos motivos, foi a infra-estrutura da escola. O espaço é maior, a biblioteca mais rica, quadras de esportes.
Funcionamos em três turmas no período noturno: Chapa Quente e Esforçados são turmas do 2º segmento, que corresponde a 5ªe 8ª série. A terceira turma é do 1º segmento que corresponde de 1ª a 4ª série. Ainda temos uma turma no período matutino, a CDA (Comandos dos Amigos) do 2º segmento.
Nossa proposta tem a Pesquisa como princípio educativo, isso quer dizer que os alunos estudam, aprendem e produzem conhecimentos fazendo pesquisa. Trabalhamos com a transdisciplinariedade , a matemática, história, geografia, espanhol, ciências e o português são vistas a partir da pesquisa e de uma maneira universal, uma está ligada a outra, sendo assim, o aluno faz uma pergunta de um assunto que lhe interessa e inicia-se o processo de ensino- aprendizagem.
A relação que se estabelece é dialógica, isso significa que o diálogo entre alunos e professores acontece o tempo todo, baseada no respeito e na solidariedade. O Curso tem duração de 800 horas de produção.
Nossa proposta pedagógica é inovadora e vem ao encontro de muito do que hoje se discute em nível mundial sobre educação. A educação deve servir para a vida, para construir cidadãos que façam uma leitura crítica da sociedade, que lutem pelos seus direitos e que sintam-se sujeitos transformadores de sua própria vida e de sua comunidade.
A construção de conhecimento deve servir para mudar a vida das pessoas de forma coletiva e para melhor, senão, que significado tem?
Rosemar Ucha Peres
Coordenadora

Nenhum comentário: